Sindicato dos Comerciários cobra testagem em massa dos trabalhadores
A presidente do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Crismélia Moreira, criticou hoje, o silêncio do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, sobre o pedido que fez que, com a reabertura do comércio, os trabalhadores do segmento fossem testados no retorno às atividades. O pedido foi encaminhado dia 5 de junho e, até o momento, não houve resposta da Prefeitura de Ilhéus. No documento, o sindicato pede uma fiscalização mais atuante no comércio e pede a adoção de medidas mais eficazes de proteção ao comerciário, inclusive, com a realização de testes rápidos.
Crismélia destaca que, entre os trabalhadores filiados ao sindicato, estão os colaboradores dos supermercados de Ilhéus. Ela lembra o resultado significativo de testes positivos entre os trabalhadores do mesmo segmento em Itabuna, dias atrás. O sindicato demonstra preocupação com o número de leitos ocupados nas UTIs e a disseminação do vírus entre os trabalhadores do comércio poderá causar um colapso no sistema de saúde do município.
O documento encaminhado à secretaria de Saúde foi recebido no mesmo dia pela chefe de Gabinete, Cláudia Macedo Eça. Mas não houve retorno, de acordo com Crismélia Moreira. "É um silêncio total a uma reivindicação que ajuda a cidade", critica. Entre comerciários formais e informais, estima-se que em Ilhéus, o número de colaboradores no segmento cheggue a cinco mil pessoas.
O Jornal Bahia Online entrou em contato com o secretário geraldo Magela. Assim que houver um retorno, atualizaremos a matéria.
Matéria atualizada às 11h19min - O secretário Geraldo Magela disse não ter testes suficientes para atender a esta demanda. "Estamos aguardando nova licitação, estamos atendendo as solicitações anteriores", disse. Mas ressaltou que a responsabilidade a priori é da empresa. "Pretendemos fazer o máximo de testes, mas a demanda está muito alta, além da testagem corriqueiras da Central Civis e do Centro de Atendimento Covid-19", disse. Magela assegurou que estará em contato com o sindicato para analisar e fazer por etapa a testagem.